25 de Novembro – Dia Nacional do doador de sangue

25 de Novembro – Dia Nacional do doador de sangue

No Dia Nacional do Doador de Sangue, os desafios encontrados pelo Hemocentro de Brasília para manter os estoques de sangue durante a pandemia do novo coronavírus ficam evidentes. É importante que a população entenda que os pacientes continuarão dependendo deste gesto de amor para sobreviverem e que a doação não aumenta o risco de contaminação pela Covid-19.

Atualmente, o Hemocentro de Brasília está com estoques em níveis regulares ou inferiores para todos os tipos sanguíneos. Para garantir a segurança dos doadores e dos servidores, as doações são feitas por agendamento.

Critérios para doação
Durante este período de crise sanitária, todas as doações devem ser agendadas pelo site https://agenda.df.gov.br ou pelos telefones: 160, opção 2; (61) 3327-4413; ou (61) 3327-4447. O objetivo é evitar aglomerações.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e estar em bom estado de saúde. Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; Não fumar duas horas antes da doação. Todas as informações estão no site do hemocentro do DF (clique aqui).

Dia Nacional do Doador de Sangue
A data de 25 de novembro tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância deste gesto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *